sexta-feira, 29 de junho de 2012

Motivação


Hoje em dia fala-se muito sobre motivação, são palestras, cursos, filmes, exercícios, um verdadeiro arsenal para que as pessoas possam desenvolver a motivação.

Mas o que significa motivação? Motivo para ação.

Você deve ter um motivo para realizar a ação.

O que te motiva a ir trabalhar?

O pagamento, a realização profissional, o status, a resposta só você pode ter, já que o motivo que faz com que você trabalhe todos os dias é seu e de mais ninguém.

Nem tudo que motiva o outro motiva você, as pessoas são diferentes e quando falamos de motivação em massa, como cursos e palestras, cada uma vai entender e absorver como sua capacidade permite.

Conheço algumas pessoas que acham que trabalho de motivação não passa de uma grande besteira, mas particularmente devo discordar, pois como cada um tem uma percepção, para uns será muito bom e proveitoso, mas para outros nada acontecerá.

O que se sabe hoje é que apenas um trabalho focado na motivação já não atinge resultados tão satisfatórios quanto no passado.

Hoje as pessoas estão mais rápidas, imediatistas e por esse motivo não sabem lidar com tantas informações que são recebidas neste tipo de treinamento, a não ser que tenha um bom acompanhamento após o treinamento, para que haja a fixação dos valores propostos durante o trabalho e a pessoa sabia o que fazer com tanta informação boa em sua própria vida, o trabalho de coaching após um bom treinamento aumenta as chances de sucesso do trabalho em 80%.

Há pessoas que não precisam de motivação externa, os próprios desafios são como um bom combustível, mas existem aqueles que precisam o tempo todo de um estímulo externo.

Estas pessoas que necessitam da motivação externa estão acostumadas a receber estímulos externos para crescer desde muito cedo.

É a velha frase: “Se você fizer isso te dou aquilo”.

Mas quando crescem não sabem como lidar com isso e se tornam pessoas difíceis, pois não sabem se motivar, já que tudo na vida foi toma lá dá cá.

Será que não está na hora de aprendermos a nos motivar por conta própria?

Claro que um bom pagamento, um elogio verdadeiro, um bônus é sempre bem vindo e necessário para a sobrevivência, mas até quando você vai trabalhar ou produzir para ganhar agrado?

Você não trabalha para ganhar agrado, mas sim para desenvolver sua realização pessoal.

A motivação interna está ligada aos seus valores pessoais, que são na verdade o combustível para sua vida.

Por exemplo, existiram situações que surgiram na sua vida e que você disse não porque simplesmente não faziam mais parte de você, não estão mais ligadas com seu valor.

Os valores mudam no decorrer da vida, as exigências também, você cresce e aprende que certas coisas não cabem mais na sua vida como antes.

Se motivar significa fazer algo por você mesmo, aprender que seus atos são como faíscas para seu crescimento pessoal e profissional.

Já experimentou um novo cargo na vida profissional, ou preferiu não correr riscos?

Muitos dizem, eu não sei fazer isso, mas na verdade estão dizendo, eu não tenho coragem de aprender a fazer isso.

Claro que existem coisas que não gostamos de fazer, mas neste caso a conversa é outra, se não gosta de fazer tal coisa é porque não está ligada ao seu valor pessoal.

Quando não tem haver com o valor não adianta que não vai fazer e ainda vai precisar de motivação externa todo dia, se tivesse uma tomada para você se plugar todo dia antes de sair de casa para fazer com que fique motivado você se plugaria.

Mas como isso ainda não existe a questão está em observar quais as coisas que te motivam de verdade.

Pense, escreva, analise, enfim observe-se para que possa começar a entender o que faz você ir em frente.

Tenha a atitude de conhecer seu verdadeiro valor e vá em frente.

Daniela Rosa
coach


Nenhum comentário:

Postar um comentário