sexta-feira, 13 de julho de 2012

Feliz com seu trabalho?


Pessoas tomadas muitas vezes pela aparência de uma grande empresa vão buscar deste emprego como se fosse a única oportunidade na vida.

Certamente, dependendo da sua idade, você já deve ter pensando em trabalhar em muitos lugares.
Quando criança queria ser bombeiro ou policial, cresceu na era da informática e seu sonho era trabalhar na Appel.

A vida é assim conforme vamos crescendo as possibilidades mudam.

Mas o que quero dizer com toda esta conversa é que vejo em alguns momentos pessoas reclamando de grandes corporações onde dedicam a maior parte de seu dia, ou então a maior parte da sua vida.

Convivo com alguns clientes satisfeitos com suas escolhas, mas também com aqueles que estão frustrados.

Claro que isso acontece, a frustração vem quando aumentamos muito o nível de expectativa, isso acontece em todos os aspectos da vida, relacionamento, amizades, relações comerciais, etc.

A pessoa consegue ser contratada pela empresa x e vai toda animada para seu primeiro dia de trabalho, lindo ver a inspiração e motivação desta pessoa, mas, depois de alguns meses, ou até mesmo semanas, tudo isso desaparece.

A desmotivação e a fúria estão cada vez mais presentes.

Com a idade, com o medo de ficar desempregado, medo de não dar certo em outro lugar, sentimentos de incapacidade começam a tomar conta de você e quando vê você está envolvido não com seu trabalho, mas sim com o lado negativo de trabalhar onde você não tem tanta vontade.

É verdade que há momentos em que é necessário fazer algumas coisas que não gostamos tanto assim para poder chegar a um objetivo.

Por exemplo, eu e algumas pessoas que conheço não gostamos de ir ao supermercado, mas já que quero ter algo para comer de diferente é preciso que eu vá, simplesmente para poder ter o prazer de ter aquela delicia que tanto desejo.

Pois então, eu não gosto de ir ao mercado, mas é preciso ir, no mundo dos negócios também é assim, há coisas que não gostamos de fazer, mas em determinado momento temos que fazer.

A grande questão é, ou eu posso melhorar meu modo de fazer as coisas com mais facilidade ou eu posso delegar?

Enquanto não tem ninguém para ir ao mercado para você, ou não tem como você mudar de empresa, será que não há uma maneira de deixar as situações mais leves?

Durante este período, não adianta ir ao mercado reclamando, muito menos ir trabalhar tomando a mesma atitude todo santo dia.

O ponto de mudança  pelo menos no mundo dos negócios é saber, primeiro, se esta empresa que você trabalha é mesmo seu perfil?

Será que você não produziria melhor caso estivesse em alguma empresa onde tivesse mais seu perfil?

Por isso tantas entrevistas e processos seletivos, para saber o quanto você está mais próximo possível da empresa e da vaga oferecida.

Mas há outro aspecto que gostaria que você pensasse, quanto tempo você vai ficar em um local que nem gosta tanto de trabalhar, quanto tempo vai suportar a mediocridade da sua vida, só para esclarecer, quando digo isso me refiro ao tempo que você está desperdiçando sendo só mais um na média?

Ficar na média não muda você, nem ninguém, apenas deixa você na média.

Se seu desejo é ficar na média, ok pode sentir-se a vontade, mas se algo o incomoda a ponto de deixar sua vida sem brilho, sua vontade aterrada entre seus sonhos e desejos que jamais foram realizados, então eu sugiro um momento de reflexão.

Olhe para você e para sua vida e veja se tudo vale a pena, não pense em ninguém nesta hora, pense em você e faça a seguinte pergunta:

Tudo isso está valendo a pena para mim?

A attitude de sair de onde está e começar a caminhar para um lugar melhor é apenas sua.


Daniela Rosa
Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário