segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Chuchu ou Jiló?


 
 
 
 
 
Já reparou que o chuchu absorve o gosto de outros alimentos?
O jiló não, onde você colocá-lo poderá alterar o gosto dos outros alimentos, mas o dele, não. Ele faz a diferença em qualquer preparação, mas o chuchu perde seu sabor original.
Quem me disse esta comparação foi um dos meus clientes de coaching e treinamento de uma grande empresa aqui de Marília, ele é um rapaz muito observador e apesar da sua pouca idade sabe muito bem identificar o que pretende para seu futuro.
Sempre que estou com um cliente além de passar meus conhecimentos eu sempre aprendo muito com eles, mesmo com aqueles mais resistentes, pois eles me mostram como a resistência a mudanças faz qualquer pessoa sofrer.
Quando escutei esta história achei interessante o modo tão simples de encarar as coisas e pensei que poderia dividir com vocês.
Muitas pessoas e organizações estão neste momento do ano se preparando para treinamentos e definição de metas para o ano que vem. Muito bem, o planejamento é muito importante.
Mas será que você como funcionário está mesmo pronto para viver o treinamento que a organização está preparando com tanto carinho?
Muitas vezes você acha que tudo isso é uma grande bobagem, que não vai mudar em nada e que estão fazendo isso só para que o patrão tenha mais lucro.
Pode ser que você pense assim, está no seu direito. Mas, você sabe qual é o objetivo da organização?
Um bom treinamento tem o objetivo de preparar você para adquirir novas competências, atitudes e práticas para sua função, promover um bom desempenho mais dinâmico de melhor qualidade, entre outras.
Mas você esquece que o treinamento não é feito para a parte física da organização, não é feito para que as paredes e portas ouçam as novidades, mas sim você que é parte integrante dos recursos humanos da organização.
Qualquer organização por mais tecnológica que seja, existirá sempre pessoas trabalhando e quando se trata de gente o desenvolvimento pessoal deve ser sempre colocado em primeiro lugar, pois é parte do grande patrimônio da organização.
Mas você que ganhou o título de funcionário chuchu do ano, aquele que só faz a média, que não faz nada de diferente e que não gosta de colocar nada novo no seu trabalho, vai odiar os dias de treinamento. Claro que sim, pois eles geralmente consomem parte do seu dia de trabalho, muitas vezes terá que ir ao treinamento no fim de semana, ou então terá que chegar mais cedo ou ir embora mais tarde.
O funcionário chuchu odeia mudanças e é muito resistente, todo funcionário que se comporta desta forma nunca terá possibilidade de ter um mínimo de satisfação no seu trabalho.
Ele não entende que o treinamento, as mudanças, novas ideias são na verdade uma grande oportunidade para ele se desenvolver como pessoa, que levará estes novos conhecimentos para o resto da vida dele, um dia se houver o desligamento da empresa, ele não deixará o que aprendeu em sua mesa, tudo que foi aprendido será levado com ele para sempre.
O funcionário Jiló sabe que tudo que aprende é para ser melhor do que já é. Ele sabe que poderá fazer a diferença dentro da organização onde está e em sua vida, porque ele entende que a mudança está dentro dele e nunca fora.
O funcionário chuchu, sem graça e sem gosto, entende que toda mudança ocorre fora, que os outros são responsáveis por grandes mudanças dentro da organização, mas ele esquece que na verdade está sendo pago mês a mês para fazer exatamente isso, pensar e criar novas e mais eficientes maneiras de trabalho, a empresa paga pelo seu talento, você vende o que sabe quando é contratado.
O funcionário jiló é ao contrário, ele sabe que o que fizer dentro da organização é um ato de melhoramento pessoal organizacional e curricular para sua vida, porque ele sabe que tudo que  faz de diferente o deixa mais satisfeito consequentemente mais motivado, pois a satisfação interna motiva por conta própria.
Então pessoal, antes de criticar qualquer coisa que a empresa faça para melhorar o todo, escolha que tipo de funcionário que você deseja ser, chuchu ou jiló.
Eu garanto que o funcionário jiló é mais requisitado e mais feliz em sua carreira.

Sucesso a todos.

Daniela Rosa
Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário