quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Como lidar com os obstáculos?

Matéria Jornal Correio Mariliense - Caderno Essencial - 23/02/2012


Como lidar com obstáculos?

Na semana passada falamos sobre definição das metas para este ano que começa.

Agora que você já sabe o que quer é preciso criar um plano estratégico para alcançar o que deseja.

Quando falamos de planejamento estratégico, falamos de um conjunto de ações que são definidas por você para que possa colocar em prática comportamentos que te ajudem alcançar seu desejo.

Um bom plano de ação é aquele que pode ser facilmente realizado por você.

Na hora de definir o plano siga sempre a simplicidade que significa colocar ações que você pode fazer com certa facilidade para que com passar do tempo e aos poucos, de semana em semana, você coloque ações mais difíceis, desta forma não há sobrepeso e as chances de sucesso são muito maiores.

Todo processo de aprendizagem está sujeito a erros quando executado nas primeiras vezes, não se cobre demais apenas monitore e comemore cada conquista, mesmo que cada conquista pareça inocente, comemore.

Quando você caminha em um ritmo constante no processo, suas chances de sucesso aumentam, porém quando suas ações exigem muito esforço seu desanimo será mais forte e o fracasso baterá em sua porta com mais facilidade.

O mundo não foi criado para atender suas necessidades e a vida não vai parar para que você realize suas metas. As pessoas não vão mudar só porque decidiu que precisa alcançar algum desejo.

Tudo continua como sempre, então você terá que prever o que pode brecar sua evolução, isso quer dizer que é preciso prever os obstáculos que podem parar você.

Quando se pensa no assunto você cria alternativas e outros pequenos planos para driblar e superar os obstáculos e assim continuar em frente com seu plano para atingir sua meta.

Questione-se sobre obstáculos logísticos como tempo, recursos necessários, local, e outros.

Não é só com obstáculos externos que uma pessoa deve se preocupar, mas sim também com os internos.

Obstáculos internos estão de acordo com o seu padrão mental, é a maneira como você pensa, as palavras que usa, suas crenças, tudo isso influencia diretamente em suas ações externas.

Uma vez que você acredita em algo, isso se torna uma verdade absoluta e conseqüentemente  você terá ações externas que provam que o que você acredita está certo.

Pessoas com modelos mentais de otimismo mesmo nos momentos de derrota conseguem ver oportunidades.

Os fatos que acontecem na sua vida e na vida do outro são os mesmos o que muda é como você vê estes fatos e como fala deles, já reparou?

Você fala como pessimista ou otimista?

Quando falamos de criar planos para lidar com nosso modelo mental é claro que não uma tarefa fácil de realizar sozinho.

Seu modelo mental está fazendo você pensar e agir assim por muito tempo, sozinho será mais difícil a identificação de crenças que estão bloqueando seu desenvolvimento, sugiro que procure ajuda profissional que será excelente para este direcionamento.

Quando recebe ajuda para ver quais as crenças que você carrega por anos e isso se torna consciente, a chance de você se livrar disso e se tornar responsável pela sua vida é de 100%.

Quando se torna responsável pela sua vida você deixa de culpar o mundo e os outros e vai atrás da realização de suas metas.

Então a dica é: Defina sua meta, faça um plano estratégico, observe quais os obstáculos que podem fazer você fracassar, faça planos para estes obstáculos e delimite um tempo para que isso aconteça e vá em frente.

O desanimo só existirá caso seu plano não tenha sido bem pensado, então se pré – ocupe com a execução do mesmo.

O seu sucesso dependerá do seu acompanhamento e empenho.

Atitude é o início de tudo! Sucesso!



Daniela Rosa- Coach


Nenhum comentário:

Postar um comentário