quinta-feira, 15 de março de 2012

Prazer a Satisfação


Jornal Correio Mariliense - 15/03/2012
Caderno Essencial

Você sabe a diferença de prazer e satisfação?
Suas escolhas são baseadas em prazer ou satisfação?
Vamos entender a diferença.
Prazer ajuda a manter nosso equilíbrio, como por exemplo, dormir, comer, descansar, etc. São fontes de prazer, não gera crescimento para seu ser, apenas momentos prazerosos, você não se expande.
Satisfação é a sensação que você tem quando realizou seu desejo e alcançou algo maior do que conseguia antes.
Quando passa por um desafio o momento não é bom, mas quando este é concluído e o sucesso aparece seu ser se expandiu e você sente uma grande satisfação.
Buscar satisfação em sua vida significa que você terá que aumentar seus desafios.
Não se pode buscar satisfação só baseados em recompensa, com o tempo você se sentirá vazio, pois a satisfação não está relacionada com o que você vai ganhar em troca, mas sim com o que vai sentir.
Hoje em dia as pessoas gastam seu dinheiro na busca de prazer, isso demonstra que existe a necessidade se sentir satisfação, mas as pessoas não sabem como fazer isso.
Estourar o cartão de crédito, comprar por comprar, aponta um grande problema com prazer e satisfação.
Quantas pessoas gastam seu dinheiro todos os dias para se sentir feliz com coisas que na verdade nada tem haver com sua satisfação.
Já ouvi uma vez um caso de uma senhora que tinha mais de trezentos pares de bota, era sua fixação, ela comprava botas mesmo quando não servia, mas tinha que comprar porque dizia que sentia grande prazer, com um tempo de trabalho foi descoberto que na verdade a bota remetia para ela um símbolo de poder e neste caso pode-se trocar o seu comportamento compulsivo de comprar botas por alguma atividade que ela podia exercer seu poder.
É claro que neste caso a vida dela apresentava sinais de que ela havia perdido o controle sobre ela e nada fazia para mudar isso, já que tinha dinheiro para comprar, ela achava que isso era só uma mania.
Mas esta mania era se tornou um ralo para seu dinheiro além do que quando ela saia de casa não tinha mais olhos para nada a não ser as botas e assim não se divertia nem mais conseguia sair para tomar um sorvete inocentemente sem ter que procurar alguma bota para comprar.
O prazer que ela sentia em comprar botas era na verdade para satisfazer por alguns minutos algo que ela sentia falta, que era exercer seu poder.
Neste caso o prazer se tornou compulsivo e prejudicial.
Gosto de relatar este caso porque é um caso clássico nas mulheres, porém os homens não estão de fora, eles também gastam seu dinheiro com coisas que podem trazer prazer momentâneo.
Ter prazer não é um problema, pelo contrário, o ser humano precisa ter momentos de prazer, mas o que se torna um problema é quando a busca do prazer se torna repetitivo e compulsivo.
As pessoas estão insatisfeitas gastando em prazeres o tempo todo.
Temos que ter em mente que a satisfação não é fácil de obter e dá trabalho, porque está sempre relacionado a um desafio, mas a satisfação é duradoura, o prazer é passageiro.
Reflita se em sua vida quais as escolhas que tem feito por puro prazer ou pensando em sua satisfação?
Qualquer escolha que fizer baseada em satisfação a realização é certa, pois você estará usando a base fundamental para preencher seu ser e se expandir-se como pessoa.
Agora se suas escolhas forem baseadas em prazer o insucesso está a caminho e grandes problemas você terá pela frente.
Não esqueçam, momentos de prazer são necessários, mas não devem basear suas escolhas por estes momentos, pois sempre são passageiros.
Atitude de reconhecer suas fraquezas torna você mais forte!
 Daniela Rosa – Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário