quinta-feira, 29 de março de 2012

Preparar, apontar, fogo!


Jornal Correio Mariliense - Caderno Essencial - 29/03/2012

Na semana passada conversei com alguns leitores e recebi perguntas sobre como iniciar um negócio. Este tema é muito interessante já que muitos, em algum momento da vida, desejam empreender algo, mas não sabem como fazer.

Minha conversa aqui não é ensinar o caminho para abrir um negócio, o foco é coaching, para ajudar você a pensar de modo diferente.

Se o seu desejo é um novo empreendimento ou aumentar seus negócios, gostaria de começar dizendo o seguinte: Faça o que está ao seu alcance no menor tempo possível e com responsabilidade! Prepare-se no menor tempo possível, vá para ação e corrija os erros pelo caminho.

Para começar algo novo na vida, seja lá qual for o seu desejo, é necessário e prudente se preparar para tal empreendimento. Se preparar para ação é o passo mais importante para iniciar algo. Ninguém tem a obrigação de saber tudo, mas entrar na área que deseja atuar é um ótimo caminho para começar.

Entrar no negócio não significa apenas ir trabalhar na área antes de abrir seu próprio negócio, mas dedicar tempo suficiente para que este seu desejo saia do mundo das ilusões e passe para ações.

Dedicar tempo procurando informações, pesquisar, conversar com quem já tem uma história parecida, a internet proporciona esta oportunidade, através dela é possível entrar em contato com pessoas que já fazem o que você quer fazer e desta forma você se encoraja, observa oportunidades e cria suas próprias idéias.

Mas, você vai passar a vida inteira se preparando?

Não! Você vai se preparar no menor tempo possível, calcular seus riscos, responsabilizar-se e corrigir os erros no caminho.

Se preparar no menor tempo possível não significa pressa. O tempo de preparação depende do negócio que pretende desenvolver, o que não vale é usar a desculpa para justificar sua preguiça dizendo para os outros que no momento você ainda está se preparando.

Preparar-se é o ponto principal para uma trajetória promissora. Uma boa preparação faz a diferença em qualquer área.

Infelizmente algumas pessoas, tomadas pela ansiedade e pela pressa em ganhar dinheiro rapidamente não dão atenção necessária para esta a parte mais importante do negócio, a preparação.

Por causa do oportunismo pessoas se intitulam e dizem estar preparadas para prestar um determinado serviço.

O cliente não é obrigado e saber se determinado profissional está realmente preparado para tal função e compra seu trabalho, este por conseqüência não preenche as necessidades do cliente e desta forma, este profissional acaba por destruir a imagem de determinado serviço e dos profissionais que estão trabalhando com honestidade.

Infelizmente chegamos a um momento em que é preciso investigar a integridade do profissional, isso não aconteceria se não existissem os oportunistas.

Este tipo de pessoa tem seus dias contados no mercado, é por isso que o momento da preparação é tão importante.

Se o seu desejo é ser um profissional respeitado, aconselho dedicar-se para realizar uma boa e sólida preparação.

Que tipo de profissional você deseja ser?  A escolha é sua.

A sugestão é a seguinte: Prepare-se o melhor que puder no menor tempo possível, aja e corrija pelo caminho! Comece a realizar no lugar que você está com tudo que você tem e não se esqueça de estar preparado ou será um profissional medíocre que significa estar sempre na média.

O mundo só aceita de braços abertos quem faz a diferença, os medianos não sobrevivem.

Quando sentir-se preparado, comece, mas não esqueça de que a preparação estará com você o tempo todo, preocupe-se sempre em se preparar cada vez mais.

A partir do momento que estiver dentro do jogo, quando iniciar seu negócio, as oportunidades aparecerão e você terá a oportunidade de perceber outros negócios para sua vida.

O que chamamos de sorte é: Vontade + Preparação + Oportunidade.

A sorte só existe para quem faz a ação!


Daniela Rosa – Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário