quinta-feira, 1 de março de 2012

Otimismo se aprende!


Otimismo se aprende.

Você sabia que pode aprender a ser otimista?
Se você é uma pessoa que está acostumada a ser pessimista, logicamente que de imediato não vai concordar com esta pergunta, mas te desafio e continuar a leitura e verá que na verdade está acomodado em um modo de pensar e se for corajoso o suficiente terá vontade de mudar depois de ler isto.
Qualquer pessoa que queira pode desaprender a ser pessimista e aprender a ser otimista.
O otimista não é aquele que não enxerga os problemas, mas aquele que sabe que precisa se responsabilizar pela sua parte na situação.
A diferença do otimista e do pessimista está no estilo que ele usa para falar do evento.
Na verdade o que chamamos de problema é só um evento, um acontecimento que não estava em nossos planos ou que não queríamos que acontecesse, como está fora do nosso controle damos o nome de problema porque não sabemos lidar com o mesmo.
Uma pesquisa revelou que dez minutos de emoção negativa afeta a produção de imunoglobulinas, que são anticorpos do nosso organismo, por seis horas diminuindo assim sua capacidade imunológica.
Cada dez minutos de emoção positiva afeta a produção de imunoglobulinas por seis horas aumentando a capacidade imunológica.
Isso pode explicar porque as pessoas que encaram a vida com mais leveza ficam menos doentes.
O evento acontece, e quem está certo o otimista ou o pessimista?
É improvável saber o que vai acontecer de fato, então chegamos a um ponto de que na verdade tudo é fantasia e você pode escolher a fantasia que mais lhe agrada.
Dependendo do que você escolher começará a ter ações que condizem com a sua escolha.
Se você escolher a fantasia do dramático, de que você é perseguido, de que não vai dar certo, suas ações serão voltadas para esta escolha, pois seu cérebro procura fatos para que prove que está certo.
Agora se você ficar na posição do otimista, algo você pode fazer para melhorar a situação, suas ações serão voltadas para a solução.
Mesmo que não consiga mudar toda a situação, porque na verdade muitas vezes as coisas não dependem apenas de nós, algo você irá fazer, nem que seja um detalhe, mas fará em busca de solução e pode ter certeza de que vai melhorar, porque você está buscando a melhora e quando se muda por dentro algo muda por fora, sempre é assim.
Como aprender a ser mais otimista? Treinamento é a palavra.
Primeiro ponto a observar é a personalização do problema.
O otimista sabe que ele é responsável por 1/3 da solução, o pessimista sempre culpa alguém ou algo e isso é irreal.
Se quiser se tornar um otimista aprenda a ver qual a sua parte na situação, pessoas bem sucedidas pensam assim.
Segundo ponto é a permanência do problema.
Otimistas sabem que a situação não vai durar para sempre em toda sua vida, ele sabe que isso é temporário, pessimistas acham que vai durar por um longo tempo, que ele é azarado. Este tipo de pensamento também é irreal.
Terceiro ponto é a propagação do problema.
O quanto este problema vai afetar a sua vida.
O otimista sabe que esta situação não vai afetar sua vida familiar, sua vida com os amigos, saúde, etc. Pessimistas acreditam que o problema afetará todas as áreas de sua vida. Isso também é irreal, é ele quem cria este pensamento.
Se você prestar atenção nestes três pontos, personalização, permanência e propagação e observar como fala e sente a situação já saberá se tem tendência a ser otimista ou pessimista.
Se o seu desejo é sair do pessimismo, deixar de ser vitima e se tornar um otimista reflita em cada um destes pontos e veja o que pode fazer para treinar seu otimismo.
Atitude de se observar já é um bom começo! 
Daniela Rosa
Coach
www.coachatitude.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário