quinta-feira, 8 de março de 2012

Qualidade de vida


Jornal Correio Mariliense- 08/03/2012
Caderno Essencial
Você quer ter qualidade de vida?
O termo qualidade de vida como conhecemos hoje significa trabalhar a vida toda para que um dia se possa ter uma casa no campo ou na praia, dias mais tranqüilos e uma vida cheia de sossego. Grandes empreendimentos imobiliários vendem seus imóveis dizendo que comprar este imóvel terá uma ótima qualidade de vida.
Mas será mesmo que qualidade de vida está relacionada com tranqüilidade?
Na verdade não.
Itens de conforto são confundidos com qualidade de vida a todo instante.
Estes itens são importantes para aumentar o seu conforto, facilidade, momentos de prazer, etc. Mas não é qualidade de vida.
Então o que é qualidade de vida?
Pessoas que vivem com qualidade de vida, vivem momentos de experiência máxima.
Estes são momentos plenamente satisfatórios e que exigem esforço de sua parte.
Vamos imaginar um atleta, ele se prepara meses ou até mesmo anos para o dia da competição, quando ele ganha a prova este sim é um momento memorável para ele.
Agora vamos para sua vida, você não é um atleta, então como obter estes momentos de experiência máxima?
Quando você tem uma situação desafiadora. Estas situações fazem com que sua concentração seja 100% no agora. Este é um momento máximo para você e se torna memorável em sua vida.
Quantos momentos memoráveis você já teve em sua vida? Garanto que foram muitos, mesmo que você não reconheça.
Podemos dizer que o termo qualidade de vida está baseado no número de momentos memoráveis, tem haver com o número de experiências máximas que você tem e não com o que compra para satisfazer seu conforto.
Alguns fatores atrapalham a qualidade de vida:
O primeiro fator é achar que o mundo foi criado para atender suas necessidades. A vida é o que é, só isso.
O segundo fator é insatisfação crônica, a pessoa não consegue celebrar nenhuma conquista.
O terceiro é o avanço tecnológico, atualmente com a facilidade que a tecnologia oferece se tem a falsa idéia de que ela trará qualidade de vida, isso não é real, ela proporcionará conforto e não qualidade de vida.
Superação é o que funciona!
Ser capaz de superar obstáculos, criar momentos memoráveis, ter controle sobre sua atenção, tudo isso trará qualidade de vida.
Pense no atleta ou em você quando supera uma situação, já reparou o quanto se sente feliz, satisfeito, é uma sensação que envolve seu peito e te preenche por inteiro, isso é satisfação.
Para ter qualidade de vida terá que ter satisfação, mas para isso terá que superar desafios.
Passar dez dias na praia é ótimo, faz muito bem, mas não dá momentos de experiência máxima, preparar esta viagem e realizá-la ai sim você sente satisfação, porque se esforçou para isso e alcançou seu objetivo.
Este é um problema para os aposentados, porque quando chega a aposentadoria é necessário criar novos momentos de satisfação para continuar a vida.
Existe uma pesquisa que diz: No trabalho é onde as pessoas têm maior satisfação, maior números de momentos memoráveis, isso prova cada vez mais que quando faz algo colocando sua atenção e dedicação e os desafios são superados mais satisfeito você ficará.
Mas para as pessoas que não tem um trabalho estes momentos também estão presentes, ações simples como limpar a casa, arrumar um cômodo como você quer, fazer uma comida bem caprichada, etc.
E para homenagear as mulheres, cuidar dos filhos e vê-los crescer é um grande momento memorável e de grande satisfação.
Então aprendemos hoje que qualidade de vida tem haver com sua superação, sabendo disso e independente do cargo que ocupe, pense em todos os momentos memoráveis que teve em sua vida e observe como se sente, verá que suas conquistas foram muito importantes para você a aprenderá e se gratificar a partir de agora quando conquistar algo.
Gratifique-se, comemore por você!
Atitude de se reconhecer é o começo de grandes mudanças.

Daniela Rosa – Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário